“CINECUBOS”

Instalação “CINECUBOS” (parceria com Pedro Cardoso)

Abstract: Trata-se de um artefacto computacional interativo que visa explorar configurações alternativas da narrativa cinematográfica através da exploração de diferentes relações entre o público. Este pode escolher agir como um mero espectador, participante e/ou como criador dado que o interface físico resulta da conjugação de um puzzle de blocos clássico jogos e tecnologias de realidade aumentada, conferindo ao dispositivo um carácter de utilização intuitivo. Resulta do cruzamento entre diversas áreas de pesquisa e espera ser um contributo prático para o desenvolvimento de novos modelos conceptuais e narrativos a partir da convergência dos atuais meios de comunicação e suas linguagens.

Keywords: Realidade aumentada, Arte e tecnologia, Cinema, Narrativas interativas.

“Cinecubos”. Sérgio Eliseu e Pedro Cardoso (2011).

As imagens em movimento provêm de películas de filmes de Ernesto de Sousa e de feeds de vídeo captado em tempo real. A sua disposição objetivou metaforizar a estratégia anti-filme de Ernesto. Das múltiplas configurações possíveis (A12,6 = 665280), apenas 6 correspondiam a “soluções do puzzle” (isto se ignorarmos outras disposições formais, que também são possíveis – composições com sobreposição de cubos, por exemplo – que acabaram por se verificar diversas vezes durante a exposição. Aí, as possibilidades são potencialmente infinitas).

Local: No contexto da exposição de alunos de doutoramento em Arte e Design, “ORALIDADE, FUTURO DA ARTE?”, Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Esta instalação deu origem à seguinte publicação:
Eliseu, S., Cardoso, P. (2012). Convergências entre jogos e realidade aumentada para a produção de novos modelos de narrativa cinematográfica. In: Avanca | Cinema 2016. Avanca: Edições Cine-Clube Avanca. PP. 1126-1131.