Produção científica


:// LIVROS & TESES

  1. Eliseu, S. (2016). O mundo como uma CAVE – Estratégias Narrativas em Realidade Aumentada. Tese de doutoramento. Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto: Porto. https://hdl.handle.net/10216/102648.
  2. Eliseu, S. (2009). Obsessão e Imersão: O carácter obsidente da produção artística. Dissertação de Mestrado em Criação Artística Contemporânea. Aveiro: Universidade de Aveiro. http://hdl.handle.net/10773/1203
  3. Eliseu, S. (2003). Igreja Matriz de Dornelas do Zêzere. Belo exemplar Barroco na Beira Interior – Nota histórica e documentário artístico. Braga: Empresa do Diário do Minho.

    :// CAPÍTULOS DE LIVROS

  4. Eliseu, S. R., Sousa, M. N., Berlinde, Ã., & Bogdan, M. (2022). Virtual Tourism as a Pedagogical Practice: Adaptation of Curricular Content During and After a Pandemic. In P. Andrade, & M. Martins (Ed.), Handbook of Research on Urban Tourism, Viral Society, and the Impact of the COVID-19 Pandemic (pp. 497-516). IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-6684-3369-0.ch024
  5. Eliseu, S. (2020). “They Kill”. In PRAXIS AND POIESIS: FROM ARTS PRACTICE TOWARDS ART THEORY, 81-90. Aveiro: Universidade de Aveiro. ISBN: 978-972-789-629-5
  6. Eliseu, S., Lopes, M.M., Ribeiro, J.P., Oliveira, F. (2020). Learning and Creativity Through a Curatorial Practice Using Virtual Reality. In: HCI International 2020 – Late Breaking Papers: Cognition, Learning and Games. HCII 2020. Lecture Notes in Computer Science(), vol 12425. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-60128-7_28
  7. Pinto, João and Dias, Paulo and Eliseu, Sérgio and Santos, Beatriz Sousa. “Interactive configurable virtual environment with Kinect navigation and interaction”. In 22o Encontro Português de Computação Gráfica e Interação 2015. The Eurographics Association, 2020. https://doi.org/10.2312/pt.20151204
  8. Dias, P., Pinto, J., Eliseu, S., Santos, B.S. (2016). Gesture Interactions for Virtual Immersive Environments: Navigation, Selection and Manipulation. In: Lackey, S., Shumaker, R. (eds) Virtual, Augmented and Mixed Reality. VAMR 2016. Lecture Notes in Computer Science(), vol 9740. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-39907-2_20
  9. Eliseu, S., Monteiro. M., Lopes, M., Bastos, P. (2016). RAMPAAP. Burguete, M & Riesch, H. Humanities as Science Matters, History, Philosophy & Arts. 1. ed. Luton: Pantaneto Press, v. 1, p. 101-122.
  10. Pinho, J., Silva, A., Eliseu, S. (2014) O Foral Manuelino de Serpins, 1514 – estudo, transcrição e fac-simile. Serpins: Junta de Freguesia de Serpins. ISBN: 978-989-20-4911-3

    :// PUBLICAÇÕES artigos em revistas, comunicações em congressos

  11. Eliseu, S., &Sousa, N. (2021). Stylized Artistic animation for virtual reality – Boundaries between the virtual and the physical. Conferência Internacional Avanca Cinema 2021, 14-20.
  12. Reis, G. A., & Eliseu, S. (2021). A Stone in the Stomach: A class as a work of art. In 10th International Conference on Digital and Interactive Arts. https://doi.org/10.1145/3483529.3483714
  13. Eliseu S., Lopes, M. M., Ribeiro, J.P., & Oliveira F. (2020). Learning and Creativity Through a Curatorial Practice Using Virtual Reality. In Stephanidis C. et al. (eds) HCI International 2020 – Late Breaking Papers: Cognition, Learning and Games. HCII 2020. Lecture Notes in Computer Science, vol 12425. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-60128-7_28
  14. Pinto, João and Dias, Paulo and Eliseu, Sérgio and Santos, Beatriz Sousa (2020) Interactive configurable virtual environment with Kinect navigation and interaction in 22o Encontro Português de Computação Gráfica e Interação 2015, edited by Dias, Paulo and Menezes, Paulo The Eurographics Association. ISBN = 978-3-03868-128-1. DOI = 10.2312/pt.20151204
  15. Eliseu S., Lopes M.M., Reis G., Noronha M. (2020). Kurika – uma instalação de arte interativa em realidade mista e virtual. In A. C. Valente (Coord.). Avanca Cinema International Conference 2020. Avanca: Edições Cine-Clube Avanca. ISSN: 2184-0520
  16. Eliseu, S., Reis, G., Lopes, M., Bastos, P., Rafael, J. Cordovil, C. (2019). Nitro Portugal: projeto de arte e tecnologia ao serviço do ambiente. INCTE 2019 (Encontro Internacional de Formação na Docência – 2019), Bragança. http://dx.doi.org/10.34620/incte.2019
  17. Eliseu, S., Reis, G., (2019) INHUMATOS – Quando estávamos a moldar pó. #18.Art, Lisboa, Portugal.
  18. Eliseu, S., Paquete, H. (2019). Snow Cristal: projeto de arte e tecnologia. In: Avanca | Cinema 2019. Avanca: Edições Cine-Clube Avanca. P. 221.
  19. Lopes, M., Reis, G., Eliseu, S. (2019). Práticas curatoriais no ensino superior como estratégia pedagógica de ensino e inovação. INCTE 2019 (Encontro Internacional de Formação na Docência – 2019), Bragança.
  20. Paulo Dias, Luis Afonso, Sérgio Eliseu, Beatriz Sousa Santos (2018). Mobile Devices for Interaction in Immersive Virtual Environments. Proceedings of the International Conference on Advanced Visual Interfaces, AVI 2018, Castiglione della Pescaia, Italy, June 2018. https://doi.org/10.1145/3206505.3206526.
  21. Eliseu, S., Reis, G. (2018). Narrativas transmedia em contexto curricular do ensino superior, INCTE 2018 (Encontro Internacional de Formação na Docência – 2018), Bragança.
  22. Eliseu, S., Lopes, M.M., Reis, G., Oliveira, F., (2018). Narrativas transmedia como práticas pedagógicas, FIACED 2018 (FÓRUM INTERNACIONAL ÁFRICA, COOPERAÇÃO, EDUCAÇÃO e DESENVOLVIMENTO – 2018), ISCE Douro, Penafiel.
  23. Martins, S., Vairinhos, M., Eliseu, S., Borgerson, J. (2016) Input system interface for image-guided surgery based on augmented reality. TISHW 2016: 10:1-10:6. https://doi.org/10.1109/TISHW.2016.7847779
  24. Eliseu, S., Bastos, P. (2016).They Kill. In: Avanca | Cinema 2016. Avanca: Edições Cine-Clube Avanca. PP. 1265-1269.
  25. Eliseu, S., Bastos, P. (2015). imprensAR In: Avanca | Cinema 2015. Avanca: Edições Cine-Clube Avanca. PP.120-1225.
  26. Pinto, J., Dias, P., Eliseu, S., Santos, B. (2015). Interactive configurable virtual environment with Kinect navigation and interaction. In: Atas do Encontro português de Computação Gráfica e Interação – SciTecIn/EPCGI 2015. Coimbra: Universidade de Coimbra. PP. 12-13.
  27. Eliseu, S., Bastos, P., Pinto, J., Dias, P., Santos, B. (2015). Museu Imaginário. In: #14.Art: arte e desenvolvimento humano. Aveiro: Universidade de Aveiro. PP. 340-344.
  28. Eliseu, S., Bastos, P. (2015). Selfie Museum. In: Artech 2015. Proceedings of the 7th International Conference on Digital Arts. Óbidos: Artech International. PP. 317-320.
  29. Turney, B., Keoghane, S.,Vairinhos, M., Eliseu, S., Marques, S., Borgerson, J. (2015) Developing an Augmented Reality PCNL Access System. In: 33RD World congress of endourology, 2015. London. | conference-poster.
  30. Eliseu, S., Bastos, P. (2014). Comboio da Memória. In: Avanca | Cinema 2014. Avanca: Edições Cine-Clube Avanca. PP. 1379-1384.
  31. Eliseu, S., Bastos, P. (2014). Comboio da Memória. IN: ICDHS 2014 | Conference-poster.
  32. Eliseu, S., Bastos, P. (2013). Cinemnemosyne. In: Avanca | Cinema 2013. Avanca: Edições Cine-Clube Avanca. PP. 1193-1198.
  33. Eliseu, S., Cardoso, P., Monteiro, M. (2012). Haptic ARnatomy. In: XIII Congresso técnico de anatomia patológica. Figueira da Foz: XIII Congresso Técnico de Anatomia Patológica. PP. 23-24.
  34. Eliseu, S., Cardoso, P. (2012). Convergências entre jogos e realidade aumentada para a produção de novos modelos de narrativa cinematográfica. In: Avanca | Cinema 2016. Avanca: Edições Cine-Clube Avanca. PP. 1126-1131.
  35. Eliseu, S., Monteiro, M. (2012). Projecto ARnatomia Patológica. In: Artech 2012. Conference on Digital Arts and New Media. Faro: Artech International. PP. 385-388.
  36. Eliseu, S. (2010). Inside, Artech 2010. Enviosioning Digital Spaces. Universidade do Minho: Guimarães. PP. 210-214.
  37. Eliseu, S. (2010). Obsessão imersiva, Artech 2010. Enviosioning Digital Spaces. Universidade do Minho: Guimarães. PP. 214-218.

https://orcid.org/0000-0003-0861-2215