“imprensAR”

Abstract: Este projeto explora o espaço da imprensa, não apenas na sua expressão mais tradicional (impressa), bem como nas suas novas formas digitais, atribuindo-lhes camadas combinatórias de informação em RA que desformam intencionalmente possíveis nexos verbais (e visuais) presentes nas estruturas informativas pré-existentes.
Para tal, foi desenvolvido um programa em RA para smartphones composto por um conjunto de regras algorítmicas que estabelecem processos autónomos, ainda que partilháveis entre a máquina e o seu utilizador. Ou seja, trata-se de um projeto em realidade aumentada gerado por processos de computação generativa, associado ao mundo físico em tempo real, onde o seu utilizador pode interagir com texto, que pode também funcionar como imagem, reelaborando-a em formas tridimensionais, dando-se assim prioridade à livre associação de ideias.
Objetivando-se também por essa via dissecar a deliberação do uso da palavra no discurso dos media como fonte de realidade, contudo sem dessemantizar inteiramente a imagem e palavra. Inclusive, procurando obter novas correlações entre a própria rutura semântica e a criação de um fator de estranhamento, que resulta da vivência de experiências aleatórias de textos e imagens tridimensionais percorridos no espaço real pelo utilizador.
Inspirado em “The Legible City” de Jeffrey Shaw (1989) imprensar também admite percorrer textos por uma cidade. Desta feita, a pé e não com uma bicicleta estática, sendo que essa experiência não se dá apenas virtualmente, permitindo envolver as ruas de uma qualquer cidade física. Processo que se pode definir de duas formas. A primeira utilizando apenas palavras aleatórias provenientes dos feeds de rss, onde o utilizador encontra as palavras que lhe permitem conceber a segunda forma: a construção de um texto, que uma vez gravado também pode ser percorrido.

Keywords: Realidade aumentada, Arte e Tecnologia, Arte generativa, Narrativas Interativas.

Esta instalação deu origem à seguinte publicação:
Eliseu, S., Bastos, P. (2015). imprensAR In: Avanca | Cinema 2015. Avanca: Edições Cine-Clube Avanca. PP.120-1225.