“INSIDE”

Instalação “INSIDE”

Abstract: O projeto insere-se no contexto da apresentação dos trabalhos finais do Mestrado de Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro que encontra no paradigma da interação associada a novas tecnologias uma linha de pensamento proporcionadora de toda uma nova gramática na constituição do discurso da obra de arte. A sua execução prática encontra-se enriquecida transdisciplinarmente, na definição de estratégias e partilha de conhecimentos, com alunos do Mestrado de Design da Universidade de Aveiro e com o IEETA (Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro).
Dédalo, famoso escultor e arquiteto da antiguidade clássica, construiu no palácio de Cnossos, a mando do rei Minos de Creta, o famoso labirinto que ficou célebre por aprisionar o monstruoso Minotauro (fruto das relações de Pasífae com um touro). Contudo, como recompensa pelo seu trabalho, Dédalo foi aprisionado na sua própria criação na companhia do seu filho, Ícaro, o que o levou, desde logo, começar a pensar numa maneira de se libertar do irresolúvel labirinto.
Recorrendo a novas tecnologias e fazendo uso de um avançado dispositivo de realidade virtual, também aqui é arquitetado metaforicamente o labirinto de Dédalo. A proposta é a vivência de um labirinto sem centro, sem periferia, sem solução aparente, que nos conduz a todo o lado e a lado nenhum numa instalação altamente imersiva: uma esfera de consideráveis dimensões (2.20m de diâmetro), no interior da qual se caminha em qualquer direção sem se sair do lugar a não ser virtualmente, pela ilusão criada no sujeito recorrendo a um capacete de realidade virtual e sensores. Exteriormente, planificou-se projetar imagens na superfície da esfera fazendo uso de um sistema de projeção. As imagens seriam criadas em função da ação do utilizador e apenas serão visíveis no exterior da esfera resultando da filmagem efetuada por uma câmara sem fios fixa no interior da esfera. Esperava-se, com essa estratégia, observar múltiplos ângulos e perspetivas na sequência dos movimentos efetuados, evocando-se assim um novo paradigma de observação acerca da experiência física do individuo filmado no seu espaço íntimo de pesquisa. Neste sentido será criada uma desorientação visual em tempo real aos espectadores do exterior da esfera pela performance física do utilizador que estiver no seu interior.
Na metáfora apresentada, o sujeito veste o papel de Dédalo, construtor aprisionado no seu próprio labirinto tecnológico.
Ainda que com carácter reflexivo sobre si própria, a obsessão tecnológica também surge inevitavelmente associada à construção deste projeto, pois nele as inovações tecnológicas permitem atribuir à interatividade um papel de destaque, fundamental para a sua conceção enquanto objeto dito artístico. Deste modo, procura-se que esta responda como consequência às ações e decisões do público, para que este tenha a possibilidade de entrar em contacto com o seu self que foi processado e transformado pela vivência imersiva proporcionada pela tecnologia interativa. Ou seja, o conceito mais importante aqui presente advém da exploração do significado que emerge da tensão entre o público e o reflexo do seu próprio “self” que a obra de arte lhe devolve da experiência.

Keywords: obsessão, imersão, tecnologia, interacção, realidade virtual.

Uma esfera de grandes dimensões (2.20m de diâmetro), no interior da qual se caminha em qualquer direção sem se sair do lugar a não ser virtualmente, pela ilusão criada no sujeito recorrendo a um capacete vr e sensores. Exteriormente serão projetadas imagens na superfície da esfera fazendo uso de sistema de projeção. Estas imagens serão criadas em função da ação do utilizador e apenas serão visíveis no exterior.

Local: Exposição coletiva de trabalhos finais de mestrado, Museu de Aveiro, Aveiro.

Esta instalação deu origem à seguinte publicação:
Eliseu, S. (2010). Inside, Artech 2010. Enviosioning Digital Spaces. Universidade do Minho: Guimarães. PP. 210-214.

Esta instalação insere-se na seguinte dissertação:
Eliseu, S. (2009). Obsessão e Imersão: O carácter obsidente da produção artística. Dissertação de Mestrado em Criação Artística Contemporânea. Aveiro: Universidade de Aveiro. http://hdl.handle.net/10773/1203