“NITROPORTUGAL”

Instalação “NITROPORTUGAL: PROJETO DE ARTE E TECNOLOGIA AO SERVIÇO DO AMBIENTE” (trabalho conjunto com M. Manuela Lopes, Gilberto Reis, Paulo Bernardino Bastos, Joana Rafael,Cláudia M.d.S. Cordovil)

Abstract: Foi desenvolvida uma ação pedagógica colaborativa entre o Departamento de Artes e Multimédia do Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE) do Douro e a Associação Cultural Cultivamos Cultura por forma a criar uma estratégia de divulgação do projeto europeu H2020-TWINN-2015 CSA n.º 692331 NitroPortugal, coordenado pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, para público não científico. O NitroPortugal estudou as questões relacionadas com o azoto, a agricultura e o ambiente. Se, por um lado, o azoto é um elemento indispensável à vida, por outro lado, ele causa problemas diversos quando se encontra em excesso no ambiente. Chuva ácida, contaminação da água e do ar, efeito de estufa, perda de biodiversidade são algumas das consequências. Até à data não tem sido dada a devida ênfase a esta questão que afeta todo o ambiente, incluindo o próprio Homem. A ação pedagógica decorreu no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, no âmbito do festival internacional de arte e tecnologia “The New Art Fest ’18”. Como é prática habitual no Curso de Desenvolvimento de Conteúdos Multimédia (Curso Técnico Superior Profissional) e do curso Produção de Conteúdos Interativos e Multimédia (Licenciatura) são promovidas e difundidas diferentes abordagens ao pensamento contemporâneo através de metodologias e estratégias de aprendizagem híbridas, que se refletem em práticas curriculares e atividades extracurriculares de investigação acompanhada, cujos resultados são apresentados publicamente. No caso da participação do “NitroPortugal” no “The New Art Fest ’18”, foi desenvolvida uma instalação artística interativa com modelos tridimensionais, animações e estratégias narrativas coproduzidas por alunos dos cursos de Multimédia do ISCE Douro. Este trabalho, posicionado em torno da interseção de investigação em arte, tecnologia e ambiente, pretendeu mostrar o impacto da utilização excessiva de azoto, nomeadamente na agricultura, sob a forma de fertilizantes de diferentes tipos. Como resultado, uma instalação multimédia com uma forte componente de Realidade Virtual que, em termos curriculares, para além de cimentar a importância estratégica das relações interdepartamentais e extrainstitucionais dos processos de formação e práticas pedagógicas de Ensino Superior, permitiu ajudar para uma discussão pública, como fator de consciencialização, que se espera alargada a outras iniciativas e um contributo para a consciencialização e mudança de comportamentos.

Keywords: ambiente, azoto, realidade virtual, the new art fest ’18, ensino superior.

Local: Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, no âmbito do festival internacional de arte e tecnologia “The New Art Fest ’18”. Lisboa.

Esta instalação deu origem à seguinte publicação:
Eliseu, S., Reis, G., Lopes, M., Bastos, P., Rafael, J. Cordovil, C. (2019). Nitro Portugal: projeto de arte e tecnologia ao serviço do ambiente. INCTE 2019 (Encontro Internacional de Formação na Docência – 2019), Bragança. http://dx.doi.org/10.34620/incte.2019