“SELFIE MUSEUM”

Abstract: Selfie Museum perscruta a forma como o tradicional objeto artístico, espaço da arte e público se arrolam no complexo processo de criação de memória artística. Para tal, explora imagens fornecidas pelos utilizadores de um determinado espaço museológico, que assim compartilham a responsabilidade das suas escolhas ao correlacioná-las diretamente com os conteúdos já existentes. Selfie Museum invoca, portanto, uma revisitação e uma reinterpretação dos conteúdos artísticos presentes em contextos tradicionais, confrontando-os com novos significados que emanam da fusão da imagem digital em RA com a experiência física. Estratégia essa que se concebe, a cada etapa, catalisadora de novas possibilidades práticas e fonte de conhecimento novo.
Um ritual idiossincrático revestido de efemeridade, que concretizará a hetero-representação, registando temporariamente a ação e a reação de “quem sou”, do que “me rodeia”. Uma ação elaborada a partir de elementos visuais já existentes, onde a vivência de cada recetor de mensagens atribui um valor incerto à análise deixando um enorme espaço para o jogo trans-subjectivo da interpretação.

Keywords: Realidade Aumentada, Arte eTecnologia, Selfie.

Os trabalhos iniciaram-se com os seguintes objetivos: criar uma nova forma de interagir com as obras existentes num determinado museu/galeria; criar uma aplicação em RA simples que possa ser utilizada pelo público em geral; verificar o grau de interação do público; contribuir para uma reflexão em torno do objeto artístico tradicional, espaço da arte e papel do público; servir de caso de estudo para um outro projeto em curso (Museu Imaginário).

Local: Conferência Internacional ARTECH 2015, Museu Abílio de Mattos e Silva, Óbidos (2015).

Esta instalação deu origem à seguinte publicação:
Eliseu, S., Bastos, P. (2015). Selfie Museum. In: Artech 2015. Proceedings of the 7th International Conference on Digital Arts. Óbidos: Artech International. PP. 317-320. ISBN: 978-989-99370-0-0.